Boas notícias vinda directamente da Coreia chegaram esta semana através da comunidade DBSK.
Tal como já tinha denunciado anteriormente uma das minhas bandas coreanas preferidas (DBSK) tinha entrado com uma acção em tribunal no passado mês de Julho contra a sua companhia (SM Entertaimment) denunciando os "contractos escravos".
Finalmente o Tribunal Distrital de Seul pronunciou-se no passado dia 27 de Outubro, salientando que o contrato de exclusividade tem muitas violações e que, é muito provável que o contrato será considerado nulo.
O tribunal decidiu que o contrato exclusivo com a SME é injusta. Assim sendo os 3 membros dos DBSK (JaeJoong, Xiah e Micky) estão "livres" da SME podendo fazer livremente as suas próprias escolhas relativamente a trabalhos individuais fora da SM. O tribunal ordenou que a "SM não pode forçar os membros a realizar actividades contra a sua vontade e não pode interferir nem com seu trabalho (nem com a sua vida pessoal). Além disso, o tribunal ordenou que o SM não pode ignorar as opiniões e desejos dos elementos da banda.
Foi declarado pelo tribunal que os "13 anos de contracto exclusivo pode ser considerado o período de quase toda uma carreira artística, e sendo assim este prazo é totalmente inadequado".
Nos acréscimos, "o (actual) contrato impede (os membros) de qualquer negociação dos termos adicionais, e de rescindir o contrato, e ainda que os membros são obrigados a pagar taxas extremas caso não cumprem com as clausulas do contracto. O tribunal mais uma vez considerou estes termos injustas".
Sr. SangHunk Lim (advogado dos DBSK) disse numa entrevista à MBC: "O Tribunal reconheceu a violação do contrato quanto à sua legalidade, considerando injusta a distribuições de lucros e a longevidade do contracto. Por tanto, estamos muito satisfeitos com a decisão do tribunal"
O tribunal não considerou o actual contrato totalmente nulo, no entanto, para que os membros da banda possam resolver as restantes questões que ainda estão pendentes, foi agendada uma próxima data para a total resolução do contracto.
Os 3 membros já anunciaram que vão avançar para que se possa resolver as questões pendentes e anular o actual contrato e fazer-se um novo contracto mais justo.
Tal como todas as fans da banda estou super feliz pelo resultado da processo, contudo espero sinceramente que o novo contracto seja favorável para todos os elementos da banda, e que todas as bandas coreanas e não só que estejam na mesma situação que os DBSK, façam o mesmo e denunciem os contractos escravos.